Monday, April 25, 2011

scheduled post

é só para informar que devo estar a caminho do Méxicoooooo!


xD


Sunday, April 24, 2011

site engraçado

eu sei que hoje é Páscoa mas como, por norma, não dou ovinhos nem amêndoas de chocolate a ninguém(porque os quero só para mim muah muah muah) deixo-vos com este site: http://www.trapster.com/
é basicamente um programa (que se pode fazer o download para o iPhone, Blackberry ou o nosso GPS) que alerta para os radares na estrada, aqueles que nós conhecemos e os escondidos!! nice!


Wednesday, April 20, 2011

ai Internet!

eu às vezes pergunto-me... o que é que as pessoas faziam antes de existir Internet? e televisão?


Saturday, April 16, 2011

it's all about choice

cada vez mais, hoje em dia, é necessário saber escolher a informação que nos rodeia.

lembro-me que a primeira vez que isso fez sentido para mim foi, eu sei que é estúpido, a ouvir uma música de John Mayer, 'Waiting on the World to Change':

"And when you trust your television
What you get is what you got
Cause when they own the information
They can bend it all they want"

e é estúpido porque eu já sabia isto, mas só a ouvir a música é que tomei consciência que, muitas vezes, com muitas pessoas, é mesmo isto que acontece (sempre).

não é à toa que muitos filmes se fazem sobre o poder de decisão e de escolha do ser humano e como essas capacidades (quando potenciadas ou sobrevalorizadas) têm impacto em tudo o que fazemos. é fácil de perceber. porque este tipo de acção vê-se em simples escolhas como: escolher ler o Expresso ou ler o Correio da Manhã; ouvir a TSF ou a Cidade.Fm; até ler blogs é uma forma de escolha.

isto depende da pessoa e, muitas vezes, são escolhas tomadas consoante os interesses de cada um...

o que esta música veio fazer foi: considero que, cada vez mais essas mesmas escolhas, por mais simples que sejam (o que comer ao almoço, o que vestir, que transportes utilizar), cada pessoa, talvez inconscientemente, rodeia-se daquilo que lhe traz familiaridade e conforto.

e a questão é: se todos queremos mais ou menos o mesmo porque é que, por vezes, demoramos tanto a estar todos de acordo?


Tuesday, April 12, 2011

copy and paste

na política portuguesa.

andava eu pelo Facebook quando li algures um comentário relativamente a uma manifestação que querem fazer da Geração à Rasca mas no 25 de Abril. nesse comentário, alguém dizia que já não podia com esta referência, que arranjassem, nem que fosse o 26 de Abril. uma data diferente, porque as causas são diferentes, porque já não estamos em 1974 e por mais que gostassemos ser bem sucedidos como já fomos, tudo, hoje em dia, está diferente.

eu já nem sei. só sei que dava jeito alguma mudança, para melhor. nem que aconteça num domingo!


Friday, April 8, 2011

abençoado Excel

desde cedo que mexi com computadores. tive sorte de ter uns pais que tinham um computador lá por casa, devia eu ter 12 anos. era lento, não tinha Internet, mas eu dava-lhe muito uso, nomeadamente, Paciência, Freecell e Word. esporadicamente lá utilizava o Powerpoint e o Paint porque curtia de me armar em Picasso.

detestava o Excel. não percebia aquela folha de cálculos e achava-a tão feínha que só de olhar para ela lembrava-me de matemática e estava o enjoo instalado. contudo, isso mudou. no trabalho, aos poucos, aprendi a mexer com as fórmulas, aplicar filtros e utilizar esta folha de cálculos para fazer as contas por mim. é que eu posso sempre enganar-me, mas ele não. dá-me sempre o resultado certo. só me dá um resultado errado se eu coloco mal os dados.

gosto tanto do Excel que, por mim, se pudesse, utilizava-o para tudo.

vocês não?


Tuesday, April 5, 2011

descobertas na Internet e a Islândia

através de um blog que costumo ler (http://reidosleittoes.blogspot.com/), encontrei a referência a um artigo muito interessante do i Online, disponível se clicarem na seguinte imagem:


deixo apenas a introdução do referido artigo:
"Os protestos populares, quando surgem, são para ser levados até ao fim. Quem o mostra são os islandeses, cuja acção popular sem precedentes levou à queda do governo conservador, à pressão por alterações à Constituição (já encaminhadas) e à ida às urnas em massa para chumbar o resgate dos bancos."

haverá esperanças que o mesmo ocorra em Portugal?


Wednesday, March 30, 2011

olha-me esta...!

hoje vou-vos falar de um artigo do Sunday Independent, um jornal irlandês - só, o mais vendido na Irlanda. enviaram-me este artigo de opinião que, basicamente, é um texto sobre a situação política e económica do nosso país. desenganem-se se pensam que este texto é aborrecido. este artigo foi escrito utilizando um método de escrita diferente. é como se se tratasse de uma carta entre dois conhecidos: a Irlanda e Portugal. o remetente é a Irlanda, o destinatário é Portugal.

o objectivo principal é oferecer experiência e tentar esclarecer alguns aspectos. dado que a Irlanda já passou pela mesma situação que estamos a passar, se calhar até será engraçado ver o que têm para dizer. deixo-vos alguns excertos:
* "Dear Portugal, this is Ireland here. I know we don't know each other very well, though I hear some of our developers are down with you riding out the recession."

* "Anyway, I notice now that you are under pressure to accept a bailout but your politicians are claiming to be determined not to take it. It will, they say, be over their dead bodies. In my experience that means you'll be getting a bailout soon, probably on a Sunday."

* "I see also that you are going to change your government in the next couple of months. (...) We got ourselves a new Government too and it is a nice diversion for a few weeks."

engraçado não...?
mais não digo... podem consultar o artigo completo aqui


Sunday, March 27, 2011

a Universidade de Lisboa também comemora 100 anos

logo retirado no site: centenario.ul.pt
inscrições efectuadas através de e-mail e sujeitas a confirmação.
cada passeio tem um número limite de 20 pessoas.
sábados e domingos, até ao final de Maio 2011
este fim-de-semana decorreram os passeios 6, 7 e 8.


Saturday, March 26, 2011

não é por falta de oferta...

... que os homens não sabem coser uma meia ou passar a ferro!
senão, ora vejam, a iniciativa do Atelier Paraíso, que criou sessões de 6h, exclusivamente para homens. durante este curto período, serão dadas (aos homens corajosos para se inscreverem) ferramentas e ensinamentos que lhes permitirão evitar aquelas situações engraçadas de andar com meias rotas, camisas semi-passadas a ferro e t-shirts cor-de-rosa por causa de uma mistura inadvertida na máquina de lavar roupa...
para mais informações:


Friday, March 25, 2011

chato chato era...

1: "Onde é que vives?"
2: "Casal dos Bufos"
1: "Uh? Onde é isso?"
2: "Castelo Branco"
1: "Ahhhhhhhh"

isto de se viver no Centro de Portugal tem muito que se lhe diga...!


Friday, March 18, 2011

é assim que fico

Lisa Franceski, My Shot - National Geographic
quando penso em chocolate!
será que sou a única?!
shame on me


Thursday, March 17, 2011

e dizem que, na Justiça...

há falta de pessoas para trabalhar!
então vamos a ver. resumidamente, ontem uma notícia da TSF dizia o seguinte:
* existem: 1500 vagas que nos quadros;
* muitos funcionários judiciais estão a pedir a reforma;
* o quadro dos tribunais são mais de nove mil funcionários mas neste momento não devem chegar aos oito mil;


ou seja, os quadros estão desfalcados. anda por aí o caos processual (sinto-me orgulhosa por perceber o que querem dizer com isto). e com a enormidade de desempregados no país, muitos licenciados, não me digam que, mesmo sem experiência, não há ninguém que se safa para tratar de papéis??!!!

e já agora, alguém me explica, porque é que o ano judicial só abre em Março!?


Wednesday, March 16, 2011

ser criativo

é inventar quando pouco ou nada se tem.
fotografia de Bruno Morandi, Lightmediation

e não digam que esta é só uma característica portuguesa do desenrascanço porque a presente foto pode ser vista aqui e foi tirada na Mongólia, num campo perto da aldeia Batsumber (pois, também nunca tinha ouvido falar). e o que eu gosto mais é que, por norma, em termos práticos, o mais fácil é criar um campo de futebol. mas graças a deus há gostos para tudo :)


Tuesday, March 15, 2011

limpar Portugal

é engraçado ver que, no meio de tanta crise e desgraça, ainda há coisas que avançam para a frente, como este projecto, o Limpar Portugal. de acordo com o site oficial "foi um movimento cívico altruísta que teve como objectivo promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010."

portanto, nasceu da necessidade sentida por indíviduos conscientes que sabendo como agir e que meios utilizar (que faz IMENSA diferença em tudo hoje em dia), reuniram as condições necessárias para desenvolver este projecto. o culminar deste esforço foi o DIA L, mais precisamente, 13 Jul 2010. foi nesse dia que também foi fundada a AMO PORTUGAL - ASSOCIAÇÃO MÃOS À OBRA PORTUGAL. esta associação tem tb um site oficial onde se pondem consultar as iniciativas promovidas.

há uns dias deparei-me com a seguinte portaria:
Portaria n.º 101/2011
Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território
Estabelece um regime excepcional aplicável à iniciativa «Projecto limpar Portugal»

sem dúvida, mais uma recompensa para quem idealizou e concretizou o projecto.
pessoalmente, fico contente com estas pequenas coisas e acho que mesmo não tendo repercussão nas rotinas diárias de quem lê o blog, não faz mal nenhum partilhar. mais não seja para se perceber que nem tudo é mau...

contudo, se estiver errada, avisem!

:)


Friday, March 11, 2011

sabiam disto?

O Governo Sombra (programa TSF) comemora a 100ª emissão com um programa especial, com participação dos Deolinda. Hoje, ao vivo e a cores, em directo, a partir das 18h no auditório da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.
Blog Oficial: Blog Governo Sombra


food for the soul

isto é, viajar!

eu tive sorte porque desde cedo andei sempre de um lado para o outro. ia sempre passar as férias à terra. os meus pais são ambos desterrados da Beira Alta e do "Nuorte" (leiam-se Norte) de Portugal. então as minhas férias de Carnaval, Páscoa, Verão, Natal e inclusivé fins-de-semana prolongados tinham sempre destino certo. ora ia para a terra da minha mãe ou do meu pai.

hoje em dia o roteiro está ligeiramente diferente, mas ainda assim, como em tudo na vida, aquilo que aprendemos e experienciamos enquanto novos, bem ou mal causa impacto na nossa forma de pensar e agir no futuro. por isso não me assusta conduzir para um sítio que nunca fui ou andar perdida horas com o mapa na mão. um professor escocês de Geografia uma vez disse-me (e eu nunca esqueci) que o tempo que se passa em reconhecimento (de um sítio) nunca é vão.

passei a minha infância a acordar às 06h da manhã para me enfiar numa carrinha e lá íamos nós, contentes da vida! é engraçado que com tão pouco (fomos e) somos tão felizes.


Thursday, March 10, 2011

em suma:

o debate do Parlamento de 10 Mar 2011:
"esqueleto de suas hipóteses"
"menos boys que só pensam em ganhar dinheiro"
"não está de acordo? optimo. positivo!"
"exercício de politiquisse barata"
"dose gigantesca de hipocrisia"
"tem de concordar que não bate uma coisa com a outra"

tenho de concordar é que esta gente é paga para agir, no entanto, só falam. uns melhor que outros, outros com mais adjectivos, outros com mais teatralidade, outros mais atabalhoadamente. mas só falam. ahhhh e batem palmas.

e peço desculpa mas o meu resumo é um bocado incompleto porque não comecei a ouvir o debate do início... se alguém tiver mais expressões para adicionar à lista é só comentar!


Friday, March 4, 2011

é carnaval!

das coisas que mais gosto no Carnaval é o entusiasmo que as crianças têm pelo evento. é vê-las vestidas de mão dada com as mães enquanto esperam que o comboio chegue. estão saltitantes, expectantes pela festa, para mostrar o fato!


nesta altura dá-se o encontro de princesas e sapos, enfermeiras, guitarristas de fado, zebras, homens-aranha e super-homens, palhaços, fadas, rainhas, robin dos bosques, joaninhas, reis, todos juntos em território neutro.
 
podiamos ser todos assim (crianças), mas mais vezes por ano não?


Wednesday, March 2, 2011

to-see list

who's with me!?

Exposição Fotográfica
Dias que passam - até 25 de Março
Terça a Sexta 10h/18.30h
1º e 3º sábado 10h/17.30h
Arquivo Municipal / Núcleo Fotográfico
Rua da Palma, 246
1100-394 Lisboa

Exposição Centário da República
“Educar. Educação para todos. Ensino na I República" - até 30 de Junho
Entrada LIVRE / Diariamente: 10h00-20h00
Largo do Carmo (Palácio Valadares)
Lisboa


Wednesday, February 23, 2011

bora mudar de casa?

se puder ser, vou para Vancouver, Canadá.
é que de acordo com um relatório anual do The Economist, desde 2008 que a cidade fica em primeiro lugar no ranking de Liveability. este ranking analisa cerca de 30 indicadores como, por exemplo, estabilidade, saúde, cultura, infraestruturas, entre outros...

dá que pensar pois a maioria das cidades mais bem posicionadas, são cidades medianas, no sentido em que não são grandes urbes e a densidade populacional não vai para além dos valores de 4 pessoas por km quadrado.

caso estejam interessados podem consultar um artigo que descreve brevemente os resultados no seguinte link: Where the livin' is easiest

para lerem o relatório completo têm que pagar...


Tuesday, February 22, 2011

Monday, February 21, 2011

Friday, February 18, 2011

trabalho que inspira

à comédia.
a sério.

no outro dia, as minhas colegas chegaram ao consenso que, se algum dia, os Gato Fedorento, os Contemporâneos ou outros comediantes estiverem com falta de inspiração podem vir aqui... que levam daqui material de risota para anos a fio...

o melhor e o pior de Portugal, numa empresa portuguesa, perto de si.


Thursday, February 17, 2011

there's nothing like

waking to the sound of this music:

não liguem ao video, tenham em atenção apenas a música!
não vos sei dizer com que parte da letra é que me identifico, só sei que gosto da música!


Wednesday, February 16, 2011

a new standard

for Cinderella's shoes!

available @ http://www.etsy.com/people/tlccreationsuk
antigamente eram transparentes... agora...
são cobertos de diamantes! que a Madonna diz que eles são os nossos melhores amigos...!


Tuesday, February 15, 2011

Valentine Phantom

não, não vamos falar de fantasmas! mas sim de um fenómeno... que não se passa no Entroncamento (desculpem, esta piada era demasiado fácil!).
Valentine Phantom ou Valentine Bandit é o termo que se dá a um fenómeno que ocorre sempre (ou quase sempre) no dia dos Namorados. por Lisboa ainda não vi acontecer, mas em Portland (Maine, USA) já é uma tradição que data de 1976, ano em que pela primeira vez, a cidade foi decorada com corações vermelhos em papel. ninguém sabe até hoje quem o faz, mas a tradição mantém-se e cada vez mais original.

from Google Images


Monday, February 14, 2011

chorei de tanto rir

quando, na outra 5f, deu-me para ouvir a Assembleia Geral, na TSF. o que eu chorei de tanto rir daquela gente! uns têm voz de criança, outros parecem as tias de Cascais que são capazes de insultar, mantendo a postura, isto é, literalmente chamam mentirosos e estúpidos uns aos outros mas começam ou rematam sempre com "Sr. Primeiro-Ministro" ou "Sr. Deputado". sim, pq há que manter a postura não é?
e depois... falam falam falam e demoram tanto a dar a sua resposta, vão rebuscar tanta coisa que chega uma altura que uma pessoa já não sabe qual a pergunta estava a ser respondida...
e tomar as decisões que são necessárias? zero.

sempre ouvi dizer que das coisas mais difíceis de aprender enquanto crescemos como ser humano é aprender a tomar decisões. das poucas formas eficazes que conheço de chegar ao domínio da capacidade de tomada de decisões é fazer, ou seja, é a tomar decisões que chegamos a algum lado, ganhamos experiência, sensatez e mais tarde, aquela calma sabedoria que emana dos olhos e transmite confiança aos mais indecisos. mas bolas... todos nós temos de crescer... um dia!


Sunday, February 13, 2011

curious things

a minha mãe diz que a minha avó é bruxa. mas a minha mãe também tem laivos de bruxedo. nunca em pequena podia eu "saltar fora do penico" que ela sabia logo. ai de mim que atravessasse fora da passadeira ou saísse da escola mais cedo. das duas uma: ou ela tinha um pressentimento e inquiria sobre ele quando chegava a casa ou alguém me via e ia contar-lhe a minha escapadela.
e ainda hoje isso acontece! será que se me tornar mãe vou virar "bruxa" também?