Wednesday, September 4, 2013

gosto qd as palavras dos outros ecoam os meus próprios pensamentos #1


faz-me sentir menos sozinha neste mundo. bem sei que todos iguais, todos diferentes, mas preciso de lembretes diários de que tal slogan é verdade. só para não me sentir tão só.


Ó Ana, deixa lá de escrever coisas com as quais eu me identifico. Tarda nada estou a fazer um post por semana com as tuas palavras. Começo a sentir-me uma groupie.


Tuesday, September 3, 2013

vai buscar!

Noutro dia afirmaste, incrédulo, que eu não reparava em ti. Porque eu te dizia que não me lembrava o que trazias vestido da última vez que saímos. Tu dizias que estavas com uma roupa diferente – tudo diferente, calças, camisa até sapatos!!! Eu não reparei.
Mas sabes porquê?
Porque não quero reparar.
Não quero olhar uma vez para ti e decorar instantaneamente o que trazes vestido. Não quero lembrar-me que o perfume que está dentro da cabine do elevador é o teu. Não quero saber essas coisas. Conhecer-te os passos porque fui à varanda ver quem tinha chegado. Não quero saber-te o timbre da voz. E mesmo assim, sem querer, já consigo perceber quando estás chateado. Acho que isso chega-me.
Consigo perceber quando estás a medir terreno, porque te encostas a mim, os dois na ombreira da porta, a espreitar para dentro da minha sala de estar, cheia de gente alegremente a falar sobre o jogo de ontem – tu és parvo, estas pessoas não nasceram ontem e conseguem deduzir o 1 + 1 da nossa dança de eu-não-dou-o-braço-a-torcer.
Tu encostas-te, eu deixo-me estar, mas vejo logo a troca de olhares dos nossos amigos, que estão na sala. Sabes que não ter televisão numa sala abre espaço ao convívio e à observação? Quem vê de fora acha que os olhares são sobre o jogo de ontem, mas eu percebo – tu reparaste? – que os olhares sobre são nós. E, por isso, continuo a não tomar-te atenção.
Porque eu sou péssima a mentir. O meu corpo não vai nessas cantigas de enganar pessoas e faz-me corar quando menos quero, quando menos espero. E como sou transparente, prefiro ficar na ignorância. Porque a ignorância é uma bênção e enquanto andarmos (des)encontrados na vida é dela que preciso.
Ainda que, a bem dizer, é a ti que eu quero. Mas agora não posso.
Agora não vai dar.
que acham? qq dia publico um livro, hein? 


o mundo é uma agulha

bem, não é bem assim. mas o mundo é pequeno.

e engraçado é chegar a blogs que já atingiram o seu auge (e que continuam a navegar nas ondas das 1500 visualizações por dia, 3550 comentários etc.) e rever todo o percurso para trás.

é um tipo de leitura que nunca pensei que iria ter paciência para fazer, mas descubro cada vez mais que há blogs que dão gosto ler.


Monday, September 2, 2013

Sunday, September 1, 2013

perdeste o teu iPhone?

então é bom que tenhas a aplicação de que falam neste artigo - http://www.apartmenttherapy.com/how-to-find-your-lost-iphone-or-android-smartphone-193457

se tens, óptimo, pode ser que tenhas sorte e recuperes o telemóvel...!

já alguém precisou de utilizar?


Saturday, August 31, 2013

jamie cullum, o concerto (II)

watching Jamie Cullum singing his version of 'Love for Sale' was clearly the image of a boy, proud of his creation - in this case, particularly, a cover of the widely known Cole Porter's music which dates back to 1930.

have you heard Jamie's version?

this is not an easy cover - easy in the sense, likable. the first time I heard it, I couldn't bring myself to like it. I thought it was horrendous, very raw and only finished hearing it because it was Jamie's. 
but then, somehow, one day, I was doing something else, unrelated to music and it came back to me:

"Love, love for sale.
Appetizing young love for sale"

So, I give it another try. It's like this Portuguese saying:
"Primeiro estranha-se,
Depois entranha-se”


Thursday, August 29, 2013

uma calma aparente (parte II)

e a conversa toda por causa do chiller tinha que ver com outra coisa...

uma analogia. cliché, mas analogia. e como não encontrei formas de explicar a sensação pelas minhas próprias palavras, encontrei-as nas palavras de outro: Affonso Romano de Sant'Anna (obrigada Ana!)

Às vezes, pequenos grandes terremotos

ocorrem do lado esquerdo do meu peito.

Fora, não se dão conta os desatentos.

Entre a aorta e a omoplata rolam
alquebrados sentimentos.

Entre as vértebras e as costelas
há vários esmagamentos.


ou seja, para quem olha de fora, muitas vezes não desconfia, porque, lá estou eu, imóvel, encostada à parede na varanda, de olhos fechados... a apreciar o sol. a sentir os efeitos do chiller no edifício. e por dentro? por dentro toda eu tremo.


Tuesday, August 27, 2013

alguém me pode dizer

qual é a lei da atracção que diz que quanto mais comprometidos os homens são, mais pica dá às mulheres de irem na conversa deles?

não percebo.
se é comprometido, risca. passa à frente.
não?


Friday, August 23, 2013

jamie cullum, o concerto (I)

pois é... o Jamie esteve cá em Portugal para mais um concerto que, pelo menos a mim, valeu bem o dinheiro que lhe dei. e para a próxima, assim na loucura acho que ainda compro aqueles bilhetes mais caros, só para estar pertinho e olhar para ele de cima (eu já sou alta, mas ele, ele é baixo) quando passar pela minha fila para, mais uma vez, cantar no meio do público.


Wednesday, August 21, 2013

30 dias sem ir ao Facebook

nem acredito em tal feito, mas é verdade.
a continuar assim, se calhar começo a pensar em fazer o mesmo com o chocolate.

se consigo resistir a um dos meus maiores vícios de sempre - que era passar horas no Facebook - durante 30 dias, se calhar também consigo resistir ao chocolate.

mas vá, uma coisa de cada vez.
demasiada privação nunca foi bom para ninguém.


Monday, August 12, 2013

Saturday, August 10, 2013

não estou sozinha nos meus devaneios

"Pensou na rapariga de rabo de cavalo preto e no suave contacto do corpo dela com o seu, quando o solavanco do comboio a atirou contra ele. Ensaiou o incidente mil vezes em pensamento, variando e aperfeiçoando a sua reacção a cada ensaio, até inventar gradualmente um relacionamento que desabrochava desse encontro, ainda por cima com a vantagem de a rapariga ir num compartimento reservado só para ela, que o convidou a partilhar e onde passaram a noite a conversa até ela ter adormecido com a cabeça no seu ombro e o comboio ter avariado em Mannheim e o grupo do colégio ter acabado por ir para Heidelberg em vez de Innsbruck e..."
 in Longe do Abrigo, David Lodge


Thursday, August 8, 2013

vais viver pra onde?

deve ter sido mais ou menos isto que os amigos da Laura Clark (arquitecta) lhe perguntaram quando ela os informou que iria recuperar o que era antes uma casa de banho pública e que iria passar a viver lá. e sabem que mais? é possível!

pormenor da cozinha
vejam mais pelos vossos olhos:


Tuesday, July 30, 2013

hemingway says

encontrei esta imagem no blog da Isa e pensei para comigo...
um dia tento. depois digo-vos como correu.



Monday, July 29, 2013

bicicletassssss. e os amigos.

sonho com o dia em que as distâncias entre amigos serão encurtadas assim:


e se alguém não puder andar de bicicleta, como é que os amigos se vão encontrar, hein?

assim!!!


mais fotos destas aqui


Thursday, July 25, 2013

faz o que eu te digo, não faças o que eu faço

qualquer dia ainda escrevo um livro sobre a interacção social no Facebook

ponto 1
não aceitar pedidos de amizade de gajos com quem nunca troquei dois dedos de conversa - é tão certo que só vai dar merda que não sei porque não me oiço a mim própria - isso pode ser indicativo de alguma perturbação mental não? passa à frente!

ponto 2
se ainda assim decidires aceitar o pedido de amizade, colocar como restrito/conhecido - para já, há coisas que a(s) pessoa(s) não precisa de saber; e

ponto 2.1. não deixar que a veia de cusca/o se apodere das tuas mãos enquanto clicas em todas as fotos/gostos/comentários que tens paciência para ver e ah!,

ponto 2.2. desligar o chat para não teres que falar com a(s) pessoa(s) ou

ponto 2.3. fazer logout do FB

ponto 3
não perder mais do que 30min, 45min/dia, vá!, no dito site - há tanta coisa mais interessante para ver/ler na net, tipo blogs. eu gosto de ler blogs.

ponto 4
proibidíssimo ir ao FB no telm. - ignora o pacote de dados que tens e usa a net no telm só quando é mesmo necessário - tipo actualizar o tmndrive porque estás perdida/o no meio de Odivelas!

ponto 5
por mais vontade que tens de partilhar todo e qualquer evento que saia fora da rotina, pensa duas vezes naquilo que estás a colocar online - se queres comentários e gostos dos teus amigos, convida-os a tua casa, obriga-os a ver as 1500 fotos da tua última viagem e ouve os comentários LOGO ALI na hora!

podia continuar por aqui mas, por hoje, chega.

resultado de não seguir os meus próprios conselhos:
zanguei-me com o Facebook e deixei de lá aparecer e o safado agora envia-me e-mails a dizer
"you have 48 notifications pending and two messages to read"
"popular stories you've missed this week were: bla bla bla"

é caso para dizer: larga-me do pé paaaah


obrigada JT

"Don't need no Maybelline
'Cause you're a beauty queen
Don't need no L'oreal
'Cause bitch you're bad as hell
If I'm a Casanova?
Then you're a supernova"


não que eu tivesse dúvidas, mas esta música do Justin Timberlake, é a confirmação para minha contínua recusa em usar maquilhagem. ou base vá. lápis preto não conta! =P


Tuesday, July 23, 2013

nunca lhe achei piada

mas ao ler este post, Vergílio Ferreira começou a fazer um bocadinho de sentido:

"Via-a de longe, evitava vê-la de perto, como é que lhe havia de falar? E era como se uma vergonha muito grande, um pecado ou coisa assim, ou uma inferioridade muito baixa e que vinha de uma superioridade muito alta em que eu vi a Sandra. Eu sentia-me esmagado de humilhação, como é que lhe havia de falar? Quem é que disse que o amor aproxima não sei quê? Não é verdade."

in Para Sempre, Vergílio Ferreira

e é verdade, porque valha-me nossa senhora, tem vezes que quando mais gosto, menos falo.


Sunday, July 21, 2013

ai o facebook. e a pesquisa social

pesquisa-quê? pois é, o FB desenvolveu mais uma ferramenta, no mínimo, interessante, que se chama, em inglês, graph search e cuja tradução para português é 'pesquisa social'.


ainda que não gostemos muito do que eles inventam de cada vez, às mudanças do FB já estamos habituados; a coisa lá se acomoda e continuamos a utilizar a maior rede social dos nossos tempos.

mas desta vez, a pesquisa social vai apanhar muitas pessoas desprevinadas caso não se dediquem a procurar informação sobre o que é e o que faz.

o Dinheiro Vivo, já tem uma série de artigos que explicam o que é.
leiam e tomem as vossas decisões.

para já fica apenas isto:

"O “gosto” numa página, o comentário numa publicação, a utilização frequente de certas palavras-chave, os grupos a que se adere, os locais onde se faz check-in, as legendas das fotos que se publica via Instagram, as identificações nas fotos de amigos em certos locais. Nada disto parece demasiado, e no entanto é possível juntar as peças e fazer um puzzle bastante razoável da vida de alguém."


ou também podem ir ao site do FB onde têm um video que explica tudinho!


Wednesday, July 17, 2013

isto é um ciclo

algures em 2009 estava assim:

"Para além de me perder demasiado a ver televisão também não sigo os meus próprios conselhos.
Se tens sono, vai dormir.
Se já é tarde e tens de te levantar cedo, vai para a cama – podes não dormir mas é mais difícil contrariar a gravidade.
Se estás triste porque já não tens namorado, chora. Ah mas isso já eu fiz. Não me parece ter resolvido muita coisa.

[Custa] Tentar não telefonar, tentar não enviar mensagem ou olhar para o telemóvel a fingir que estás a ver as horas quando, na verdade, com um relógio no pulso, o que queres mesmo é ver se tens mensagens."


Monday, July 15, 2013

obrigada alejandro

tu que me ensinaste a falar castelhano.
lembro-me, perfeitamente, quando ouvi a música e, imediatamente, percebi a letra. assim:

"después de la tormenta siempre llega la calma,
pero se que después de ti,
después de ti no hay nada"

foi assim, uma entrada a pés juntos, na língua de nuestros hermanos.


Saturday, July 13, 2013

curto blogs, é isto

e descobri o 'naocompreendoasmulheres' há pouco tempo e ando a deliciar-me com posts passados, tipo este: indice-ivariano-em-queda-livre


e se tu não nos percebes, deixa lá, há quem do outro lado também fique a anhar com os homens


Thursday, July 11, 2013

eureka

"Sabes: sem amor, chega às vezes a semelhança do amor."

in O Amor é Fodido, Miguel Esteves Cardoso

pena que ninguém me disse isto entre 2010 e 2012


Wednesday, July 10, 2013

/me (devo) ter um problema

a Susanna Tamaro escreveu:

“E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e não souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera.

Respira com a mesma profundidade confiante com que respiraste no dia em que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar.

Fica quieta, em silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te, e vai para onde ele te levar"

mas nem sempre consigo aplicar isto. como é que eu sei?

porque congelo quando não devia, fico quieta quando devia agir, olho em frente quando devia olhar para o lado.

se deixasse de me importar com o que os outros vão pensar era muito mais feliz... ou pelo menos muito mais tranquila com as minhas acções e inacções.

alguém sabe de um antídoto para isto?